ÍNDICE - A Morte, o Estado Intermediário

Livros de Frank Binford Hole

Livros de Bruce Anstey

Livros de Gordon H. Hayhoe

Livros de Nicholas Simon

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O Poço (Abismo)


O Poço (Abismo)

O “poço”, ou o “abismo” (mesma palavra no grego), é um local temporário de confinamento para os espíritos angelicais iníquos (Is 24:21-22; Ap 9:1-2, 11, 11:7, 17:8, 20:1-3). É traduzido como “o abismo” em Lucas 8:31.
Enquanto os anjos não morrem (Lc 20:35-36), aqueles que são considerados iníquos serão enviados para o “poço” quando Cristo estabelecer Seu reino milenar (Is 24:21-22). Alguns anjos maus estão no “poço” agora. O apóstolo Pedro disse: “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno [o poço mais profundo da escuridão – JND], os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2 Pe 2:4). A palavra traduzida erroneamente “inferno” aqui, na versão King James e na maioria das versões em português, não é “geena”, mas “tártaros” no grego. Deveria ser traduzido como “o poço mais profundo da escuridão” (JND). Aparentemente, este é um local especial de confinamento solitário no “abismo” ou “poço”.
Alguns dos anjos caídos nos dias de Noé pecaram de maneira tão corrupta que Deus interveio no julgamento e os lançou neste “poço mais profundo da escuridão”. Judas acrescenta mais luz sobre isso, dizendo: “E aos anjos que não guardaram o seu principado [estado original – ARA], mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.” (Jd 6) Na época do dilúvio, alguns dos anjos que caíram com Satanás antes da criação, optaram por não manter seu “estado original”, que era assexuado (Mt 22:30). Eles “deixaram sua própria habitação” que estava nos céus, e então desceram e se envolveram na prática degenerada de conviver com “as filhas dos homens” (Gn 6:4). Aparentemente, o projeto deles era criar uma super raça de seres. É-nos dito que havia “gigantes”, “os valentes [heróis – JND] e “homens de renome” (AIBB) na Terra naqueles dias (Gn 6:4). Tal prática era tão corrupta que Deus os exterminou no julgamento do dilúvio – exceto por “oito” pessoas (1 Pe 3:20). Os anjos perversos envolvidos nessa prática foram lançados no “poço mais profundo da escuridão”. É tão profanadora que Deus a cobriu e nos contou muito pouco em Sua Palavra.
O “poço” é um local temporário de julgamento no qual os anjos caídos são mantidos até “o julgamento do grande dia”, que será no final dos tempos (Ap 20:10). Enquanto essas criaturas perversas ficam confinadas no “poço” até aquele dia, suas influências perversas serão liberadas na Terra mais uma vez durante a grande tribulação sob a direção do anticristo (Ap 9:1-11).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Em resumo, há três palavras usadas na Escritura para descrever o estado temporário de todos os seres criados por Deus no mundo dos espíritos invisíveis. Todos eles começam com a letra “P”: 
  • “Paraíso” para homens justos.
  • “Prisão” para homens maus.
  • “Poço” para Satanás e os anjos maus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário