quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A MORTE


A MORTE

O homem é um ser trino – ou seja, ele é composto de três partes. A Bíblia diz: “o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:23). Seu espírito é a parte inteligente de seu ser consciente de Deus (Jó 32:8; Is 29:24). Sua alma é a sede de suas emoções, apetites e desejos (Gn 27:4; Ct 1:7). E seu corpo é, evidentemente, a parte física de seu ser. A morte física ocorre em um ser humano quando a alma e o espírito são separados do corpo. Tiago diz: “O corpo sem o espírito está morto” (Tg 2:26). A escritura o define como ... ausente do corpo” (2 Co 5:8). Veja também Gênesis 35:18; 49:33; Jó 14:10; Eclesiastes 12:7; Lucas 23:46; Atos 7:59.
“Morte” é usada na Escritura de pelo menos sete maneiras diferentes. Em todas elas, tem o pensamento de separação, não de extinção, como os homens pensam:
  • A morte física é ter a alma e o espírito separados do corpo (Tg 2:26).
  • A morte espiritual é estar espiritualmente separado de Deus por não ter uma nova vida (Ef 2:1; Cl 2:13).
  • A segunda morte é estar eternamente separado de Deus no lago de fogo (Ap 20:6, 14).
  • A morte apóstata é estar separado de Deus abandonando a profissão de fé (Jd 12; Ap 8:9).
  • A morte nacional é não mais ser reconhecido como nação na Terra (Is 26:19; Ez 37; Dn 12:2).
  • A morte judicial é estar posicionalmente separado de toda a ordem do pecado encabeçada por Adão pela morte de Cristo (Rm 6:2; 7:6; Cl 3:3).
  • A morte moral é estar separado da comunhão de Deus (Rm 8:13; 1 Tm 5:6).

É preocupante pensar que o pecado é a causa de todos esses aspectos da morte! Verdadeiramente, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).
A Bíblia nos diz que existem apenas dois estados nos quais uma pessoa morre (fisicamente). A Escritura nos fala daqueles que “morrem no Senhor” (Ap 14:13) ou fala “morrereis em vossos pecados” (Jo 8:24). Morrer em seus pecados é sair deste mundo sem ter seus pecados colocados de lado perante Deus, judicialmente, pela obra de Cristo na cruz. A pessoa que morrer nessa terrível condição será responsável por pagar o preço de seus pecados sob o justo juízo de Deus por toda a eternidade. Morrer no Senhor é morrer a salvo e protegido de todo julgamento sob o abrigo do sangue de Cristo, o Filho de Deus (Jo 5:24; 1 Jo 1:7).
A morte de um crente “preciosa é à vista do SENHOR” (Sl 116:15), enquanto a morte de um incrédulo é algo em que Deus não tem prazer, pois Ele disse: “Vivo Eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio” (Ez 33:11). Deus não quer “que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário