quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O Juiz de Toda a Terra Fará Justiça


O Juiz de Toda a Terra Fará Justiça

Não haverá no inferno crianças ou pessoas com deficiência mental que não atingiram uma idade de responsabilidade (Dt 1:39; Jn 4:11). Deus é fiel e justo, e não permitirá que nenhum desses “pequeninos” pereça em uma eternidade perdida (Mt 18:10-14). Eles serão reconhecidos sob o abrigo do sangue de Cristo, mesmo que não tenham sido capazes de apreciá-lo de maneira inteligente. Em relação a essas pessoas, podemos nos consolar na Palavra de Deus, que diz: “Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?” (Gn 18:25) As pessoas que terminam indo para a eternidade perdida são seres humanos responsáveis que tiveram muitas oportunidades de acreditar no testemunho que Deus lhes prestou, mas o recusaram voluntariamente e conscientemente.
Tampouco haverá alguém no inferno (o lago de fogo) se arrependendo de seus pecados e genuinamente arrependido pelo que fizeram em vida. O coração do homem não será alterado por uma mudança de circunstâncias. Homens que agora odeiam o evangelho o continuarão odiando quando lá. Como mencionado, haverá “pranto”, mas será apenas com autopiedade. Também haverá “ranger de dentes”, mas será apenas o desabafo da raiva deles contra Deus, lançando insultos e maldições contra Ele.
Isso mostra que a dor e o sofrimento não levam a pessoa ao arrependimento. A escritura diz que é “a bondade de Deus” é que “conduz ao arrependimento (Rm 2:4 – TB), e não haverá nenhuma bondade de Deus mostrada aos que estão no inferno. A não ser pelo novo nascimento, o coração dos homens não mudará. O Senhor disse: “O que é nascido da carne é carne”, significando que a natureza pecaminosa caída no homem não pode ser mudada, seja pela cultura, pela educação ou pelo sofrimento (Jo 3:6). Esta é a razão pela qual o homem precisa de uma nova natureza, que lhe é comunicada quando nasce de novo.
Além disso, os que estão no inferno não serão mais amados por Deus! O Senhor disse sobre Jacó (um crente) e Esaú (um incrédulo): “Amei Jacó e aborreci a Esaú” (Ml 1:2-3). Isso não foi dito durante as vidas deles, mas muito tempo depois desses dois homens terem saído de cena. Deus ama todos os homens enquanto eles estão aqui na Terra (Jo 3:16), mas se eles recusaram Sua graça e testemunho e morreram em seus pecados, Ele deixa de amá-los. Deus uma vez amou Esaú, mas ele morreu como um rejeitador de Deus, e agora não é mais amado por Ele. Que coisa solene; ninguém no inferno será capaz de dizer (verdadeiramente) que eles não foram amados por Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário