quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A Vitória de Cristo Sobre a Morte


A Vitória de Cristo Sobre a Morte

Cristo foi para a morte e obteve uma grande vitória sobre ela pelos filhos de Deus. Hebreus 2:14-15 diz: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.”
Antes da morte e ressurreição de Cristo, Satanás exercia “o poder da morte” (AIBB) sobre a consciência dos homens, deixando-os com medo do que está além da vida na Terra. Ele usou o “rei dos terrores” (que é o medo da morte) em seu proveito, mantendo os homens em cativeiro e medo (Jó 18:14). “O poder da morte” não é o poder de tirar a vida de uma pessoa. Satanás não tem o poder de tirar a vida de uma pessoa – somente Deus tem o poder da vida e da morte em Suas mãos (Dn 5:23; Jó 2:6). É o pavor da morte – seu “fator de medo”. Nem é o “poder da morte” o poder de Satanás de enganar os Cristãos com suas artimanhas. Os verdadeiros crentes podem ser, e frequentemente são enganados por seus “estratagemas”[1] (Ef 6:11 – Tradução de W. Kelly), mesmo que Deus tenha feito uma ampla provisão para nós em “toda a armadura de Deus”, contra esses estratagemas.
Cristo passou pela morte e tomou do diabo esse poder de aterrorizar o crente com a morte. Do outro lado da morte, o Senhor agora está em pé, vitorioso. Ele tem “as chaves da morte e do hades” (TB) na mão e está dizendo: “Eu Sou ... O que vivo; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do Hades.” (Ap 1:17-18 – TB). Cristo venceu a morte tendo nos livrado das “ânsias [dores – JND ou tormentos – W. Kelly] (At 2:24). Os “tormentos da morte” são os medos que se pode ter quanto ao que está além da morte. Visto que Cristo amenizou as dores da morte, o crente esclarecido que enfrenta a morte não precisa temer. Cristo desceu ao “pó da morte” e a anulou (Sl 22:15) e deixou apenas sua “sombra” para o filho de Deus passar por ela (Sl 23:4). Podemos ser chamados para passar pela condição da morte, mas seu “aguilhão” ou “dores” (o fator pavor) são removidos (1 Co 15:55). A maravilhosa notícia disso nos foi trazida pelo evangelho (2 Tm 1:10).
Como mencionado, a morte é uma condição do corpo depois que a alma e o espírito o deixam. É um estado temporário, pois todos os mortos ressuscitarão – tanto os salvos quanto os perdidos. A Escritura diz: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Co 15:22).
Agora, a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo “anulou” (2 Tm 1:10 – JND) o pavor da morte para o crente. O corpo do crente, no entanto, ainda está sujeito à morte e ele não terá “vitória” sobre a morte física até que o Senhor venha (1 Co 15:54, 57). Mesmo após a vinda do Senhor, o último inimigo (a morte) ainda estará na criação e não será “aniquilado” pelo Senhor até o final do Milênio (1 Co 15:26; Ap 20:14). Portanto, para o crente, a morte está anulada agora e ele está esperando por sua vitória sobre ela; e depois, haverá a completa destruição dela, de modo geral.


[1] N. do T.: “Stratagema” em grego, significa manobra, tática ou ardil utilizados numa guerra com o intuito de enganar, sabotar ou confundir, e assim subjugar o oponente ou inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário