quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A Primeira Ressurreição


A Primeira Ressurreição

A primeira ressurreição é uma ressurreição “dentre os mortos” (Mt 17:9; Fp 3:11; Cl 1:18 etc. – JND), porque ela é seletiva uma vez que os justos são chamados para fora “dentre” os ímpios. Isso acontecerá em três fases.
Cristo ressuscitou dentre os mortos primeiro como uma amostra do que está por vir para os santos. Ele é “as primícias”. Ele agora está no céu em Seu corpo glorificado (Fp 3:21). Então, na Sua vinda (o Arrebatamento), os santos adormecidos serão ressuscitados dentre os mortos. São todos os justos desde Abel (o primeiro homem a morrer) até a última pessoa que morrerá antes do Arrebatamento. Então será dito: “Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó, túmulo [hades], onde está a tua vitória?” (1 Co 15:55) “A morte”, que reivindicou o corpo, não será mais capaz de segurá-lo. “Hades”, a condição na qual estão os espíritos que partiram, perderá a vitória de mantê-los nesse estado separado. Eles ressuscitarão junto com os santos que estão vivos na Terra naquele tempo, para encontrar o Senhor nos ares (1 Ts 4:15-18). Então, quem morrer na fé durante a 70ª semana de Daniel (o período da tribulação) será ressuscitado no final desse período de sete anos (Ap 14:13). Para resumir esses três, há:
  • Primeiro: “Cristo, as primícias” (1 Co 15:23; Mt 28:1-8).
  • Segundo: “aqueles que são de Cristo na Sua vinda” – o Arrebatamento (1 Co 15:23; 1 Ts 4:15-18; Hb 11:40).
  • Terceiro: aqueles que se voltam para Deus durante o período da tribulação e são martirizados (Ap 6:9-11, 11:7-9, 15:2-4) serão ressuscitados no final da grande tribulação (Ap 11:11-12, 14:13). 
O momento da ressurreição e glorificação dos santos está na vinda do Senhor – o Arrebatamento. Foi chamado: “O momento pelo qual todos os outros momentos foram feitos!” Todos os justos que morreram nas eras passadas, de Adão até a última alma salva no período da Igreja, verão o rosto do Senhor pela primeira vez juntos! Aqueles no estado sem corpo no hades (seol) ainda não estão olhando para o rosto do Senhor, embora o espírito deles esteja com Ele no paraíso. Atualmente eles estão participando das alegrias do céu sem o corpo. Mas quando formos glorificados juntos, todos veremos Seu rosto pela primeira vez. Deus propôs que houvesse um momento decisivo de alegria e vitória quando nossos olhos encontrassem os Seus olhos pela primeira vez. Que momento será esse!
A ressurreição para o crente é o aspecto completo e final de sua libertação de todo o efeito e consequência do pecado (Rm 8:11, 23; Ef. 4:30). O corpo dos santos vivos irá se revestir de imortalidade”, e o corpo dos santos que morreram irá “se revestir da incorruptibilidade” (1 Co 15:53-54). Seremos “glorificados” com Ele (Rm 8:17). A Bíblia fala disso como sendo “revestidos da nossa habitação, que é do céu” (2 Co 5:2).
Os santos que partiram para estar com Cristo não recebem propriamente “novo” corpo na vinda do Senhor, embora muitas vezes ouçamos pessoas dizendo isso. Ensinar que os santos recebem um corpo novo e diferente em Sua vinda, em certo sentido, nega a ressurreição do corpo em que viviam. Se eles recebem novo corpo na vinda do Senhor, o corpo antigo realmente não ressuscitará dentre os mortos! A Escritura é cuidadosa para nunca dizer que o corpo da ressurreição é novo nesse sentido. Quando se fala de ressurreição, sempre se diz “transformado [mudado]” (1 Co 15:51-52; Fp 3:21; Jó 14:14). Isso define o que acontecerá no momento da ressurreição com mais precisão. Esse velho corpo será ressuscitado, mudado e glorificado “Num instante, num piscar de olhos, ante a última trombeta” (1 Co 15:52 – JND).
Quando glorificados, os santos não terão suas doenças e velhice etc., mas estarão no “orvalho da ... mocidade” como Cristo (Compare Salmo 110:3 com Filipenses 3:21). A natureza caída pecaminosa deles será erradicada para sempre, e eles não pecarão mais (Hb 11:40; 12:23 – “aperfeiçoados”; 1 Jo 3:2).
Muitas vezes, as pessoas falam daqueles que partiram para estar com Cristo no estado intermediário como estando em glória. Não pretendemos “fazer de um homem um ofensor por uma palavra” (Is 29:21 – JND), mas isso não é bem preciso, pois ainda não foram glorificados. O estado fora do corpo não é glória. Eles não serão glorificados até que sejam chamados na vinda do Senhor (o Arrebatamento). Cristo está em glória agora (1 Pe 1:21; 2 Co 3:18) e está esperando para trazer Seu povo para essa condição de glória na Sua vinda.
Isso é confuso para alguns porque (em seus pensamentos) se Cristo está na glória, e os santos que partiram estão “com Cristo” (Fp 1:23), então eles também devem estar na glória. Esse mal-entendido vem do pressuposto de que a expressão convencional “na glória” é um lugar onde o Senhor está no céu. No entanto, não é um lugar, mas uma condição glorificada. O Senhor Jesus está em uma condição glorificada no céu “com” os santos que partiram que ainda não estão nessa condição.
Todos os mortos que participam da primeira ressurreição viverão e reinarão com Cristo nos céus durante o Milênio (Ap 20:4-6). Eles serão moralmente semelhantes a Cristo (1 Jo 3:2) e fisicamente “semelhantes” a Cristo (Fp 3:21). A Escritura diz: “Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição” (Rm 6:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário