quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Paraíso


Paraíso

Os justos em “seol” ou “hades” estão no “paraíso” com Cristo (Lc 23:43; 2 Co 12:1-4; Ap 2:7). “Paraíso” significa “o jardim das delícias” e descreve o estado dos justos no céu descansando em êxtase. O apóstolo Paulo o iguala ao “terceiro céu”, que é a presença imediata de Deus (2 Co 12:1-4).
Os justos no “paraíso” incluiriam todos aqueles que morreram na fé, e também aqueles que morreram na infância e estavam abaixo da idade de entendimento (2 Sm 12:23; 1 Rs 14:13). O Senhor disse: “os Seus anjos nos céus sempre veem a face de Meu Pai que está nos céus” (Mt 18:10). Ele usou a palavra “anjos” para o espírito fora do corpo deles. Também é usado com Pedro em Atos 12:15. Enquanto a alma e o espírito dos bebês que partem estão no céu (paraíso), eles não fazem parte da Igreja de Deus. Aqueles que compõem a Igreja foram selados com o Espírito de Deus ao crer no evangelho de sua salvação (Ef 1:13). Isso requer fé e alguma inteligência na mensagem do evangelho. As pessoas dessa classe de bebês que partiram estariam entre os amigos “do Noivo” (Jo 3:29). Eles terão uma porção abençoada com Cristo na ressurreição e reinarão com Ele no Milênio sobre a Terra.
É dito que os santos que estão no “paraíso” estão “despidos” (2 Co 5:4), e que também estão “com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1:23; Lc 23:43). Eles estão no céu, mas ainda não foram glorificados. Eles estão esperando (como estamos esperando na Terra) pela vinda do Senhor. Quando Ele vier, efetuará a primeira ressurreição, momento em que eles (assim como nós) serão glorificados. Tanto os santos vivos na Terra como os santos que partiram estão esperando – a diferença é que os santos que partiram estão em uma sala de espera mais brilhante no céu. Será dito mais sobre isso quando considerarmos a ressurreição.
Os judeus acreditavam que seu antepassado Abraão estava no lugar mais alto da felicidade. Portanto, quando o Senhor falou de Lázaro estar no “seio de Abraão”, eles entenderam claramente que Ele estava se referindo a esse estado de felicidade (Lc 16:22). Este é um termo figurativo; não há lugar literal no seio de Abraão para os justos abençoados.
Como mencionado anteriormente, o evangelho lançou muito mais luz sobre o estado intermediário do que o que os santos do Velho Testamento tinham. Agora podemos falar mais definitivamente a respeito dos justos nessa condição. Portanto, no Novo Testamento, a palavra “hades” quase desaparece em aplicação aos justos. É usado apenas duas vezes dessa maneira: ao falar do Senhor quando Ele estava no estado fora do corpo (At 2:27), e para os santos na época da primeira ressurreição (1 Co 15:55 – texto grego). A razão para isso é que, uma vez que conhecemos especificamente a condição dos santos como estando no “paraíso”, não é necessário usar o termo vago e geral de “hades”.
Para ilustrar isso, podemos falar de uma pessoa nossa conhecida como tendo ido para a Grã-Bretanha. Mas, depois de sabermos exatamente o seu paradeiro, falamos dela no local específico para o qual foi. Não dizemos apenas que a pessoa está na Grã-Bretanha; dizemos que ele está em Londres. Portanto, ao nos referirmos aos crentes que partiram deste mundo por meio da morte, não dizemos que eles estão no “hades”, embora estejam. A inteligência Cristã sobre esse assunto nos permite dizer que eles estão “com Cristo” no céu – no “paraíso”.
Embora os justos que partiram estejam em um estado intermediário, estando separados de seu corpo, sua alma e espírito estão em uma condição fixa de bem-aventurança no “paraíso”. Quando forem ressuscitados e glorificados na primeira ressurreição, continuarão por toda a eternidade nesse estado de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário